terça-feira, 9 de agosto de 2016

Desmame gradual e sem muito sofrimento


Bom mamães de primeira viagem como eu, eu precisava desmamar minha filha de 1 ano e seis meses e sabia que não seria fácil.
Recebi conselho de tirar de uma vez, mas não queria que fosse sofrido nem para mim nem para ela.
Então busquei ajuda na internet lendo alguns conselhos de pediatras e experiências de algumas mães. No entanto, sabia que ainda assim teria que fazer uma adequação, afinal as crianças não são iguais.

Então fiz o seguinte:

1ºdia...
Resolvi tirar o peito durante o dia.Ela pedia, chorava e eu dava outra coisa, a acalmava, ela esquecia mas logo lembrava depois. Foi assim até de noite, tentei negar, mas vi que seria sofrido para ela então dei o peito e ela dormiu. Depois dei de madrugada e de manhã cedinho dei novamente.

2º dia...
No segundo dia não dei peito durante todo o dia, daí dei as 23 horas quando ela dormiu e as 4 da madrugada e não dei mais cedinho.
E ela nem pediu peito durante o dia, 😃.

3º dia...
No 3 dia sem peito o dia todo e dei antes de dormir e só. De madrugada ela acordou chorou um pouco mas a consolei logo voltou a dormir sem mamar. ( lembrando as mamães que minha filha não gostava de mamadeira).

4º dia...
No 4 dia ela não mamou durante o dia e nem a noite, portanto missão comprida: não dei mais, pois já se passavam 48 horas sem peito.
Daí as vezes ela lembrava do peito, chorava um pouco, mas logo esquecia. Nesse período eu evitava dela me ver trocando de roupa, justamente para não lembrar do peito e assim conseguimos as duas.

OBS: O PEITO AS VEZES FICA TÃO CHEIO QUE O LEITO PETRIFICA, ENTÃO OS MÉDICO RECOMENDAM ESGOTAR UM POUCO E FAZER COMPRESSAS COM ÁGUA FRIA, POIS AJUDA SECAR MAIS RÁPIDO O PEITO. O MEU PEITO DEMOROU UMA SEMANA E ALGUNS DIAS PARA SECAR.

Algumas recomendações por experiência própria:
Primeiro se for desmamar tire durante o dia e demonstre muito carinho para que seu filho (a) não sinta tanta falta e depois desmame a noite. Ofereça frutas, biscoito, água ou a comida que mais gosta para que ele esqueça o peito.
O desmame noturno sempre é mais difícil quando o bebê dorme mamando então como a minha pequena, o desmame pode durar mais de uma semana. Então a dica é Paciência e entender que o adulto é você e que deve estar no controle.

É bom deixar claro que o leite materno é essencial para o desenvolvimento da criança e que o desmame só deve ser feito quando ambos estiverem preparados.
Eu achei que devia tirar o peito por que a minha filha tava comendo bem e depois começou a reduzir a comida e querer voltar a mamar como antes quando era só um bebê, além do que já estava pensando em voltar a trabalhar e precisava dormir melhor a noite.

Bom espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário