quarta-feira, 13 de julho de 2011

São Luís está entre as dez cidades brasileiras com maior indice de mortalidade infantil

Hoje pela manhão ao acessar alguns sites de notícias me deparei com essa informação...
Não é de hoje que sabemos que esse problema é comentado pela imprensa. Mas o que me entristece é o fato de que os programas para combater a mortalidade infantil não são eficientes.
A luta no combate deve ser feita em conjunto!

Nesta manhã nossa equipe de reportagem da TV difusora foi a Zona Rural de São Luís para mostrar um fato inusitado. Na manhã do dia 22 de junho, Josiaurea Souza da Cruz gestante de nove meses e 12 dias foi protagonista de uma situação rara e aconteceu no bairro da Vila Samara, zona rural de São Luíso cunhado da jovem pediu ajuda para uma viatura da CEMAR, que passava pelo local. Os eletricistas percebendo a gravidade da situação decidiram conduzi-la a um hospital, mas não houve tempo para a prestação do socorro, e Josiaurea, que sentia fortes dores, acabou dando a luz no carro da CEMAR.
Auxiliada pela equipe da GB Engenharia, empresa parceira da CEMAR, que estava fazendo inspeções em unidades consumidoras na Vila Samara, Josiáurea deu a luz ao pequeno Joanderson Felipe, que nasceu saudável, com 3 quilos 475 gramas, medindo 50 centímetros, foi encaminhado para o hospital mais próximo.
Durante a reportagem os eletricistas falaram os detalhes e José Roberto Tavares e Rodrigo de Alencar falaram emocionados como tudo aconteceu.
A jovem mãe acionou todos os órgãos que a pudessem ajudar. Graça a ajuda desses dois jovens duas vidas foram salvas.
Nesta manhã em um ato de solidariedade os colaboradores da CEMAR e da GB Engenharia, sensibilizados com o fato fizeram uma campanha interna e arrecadaram vários itens entre banheira, fraldas e mamadeira e decidiram doar para o bebê.
Não estou aqui promovendo a CEMAR e nem a GB Engenharia, mas faço uma reflexão.
São fatos inusitados como este que nos chamam a atenção, já pensou se esses jovens não parassem o carro para socorrer essa mãe? Seria mais uma morte qu aumentaria o indice de mortalidade infantil que segundo o Ministério da Saúde a capital maranhense, tem índice de mortalidade infantil de 15,6 mortes para cada mil nascidos vivos com menos de um ano de idade. Em 2009 foram registradas 277 mortes de crianças com menos de um ano de idade. Isso representa uma média aproximada de uma morte a cada 31 horas.

Esse não foi um conto de carochinha, e sim um realidade que não tem final feliz todos os dias. Portanto, fiquemos de olhos em quem tem poder de fazer mudanças para evitar que mais inocentes morram.

Obrigada pela visita e não saia sem comentar!

Obrigada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário