quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que chorar é bom...

Em seu sentido fisiológico alguns especialistas explicam que o significado de chorar, o choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é uma reação dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em  estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, dor, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, etc.

Os cientistas explicam de forma mais específica que possuimos um sistema por nome límbico, que é um sistema do cérebro responsável pelos  sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, e. g., são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima. Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo.

Alguns estudiosos do assunto dizem que chorar faz bem, pois reprimir-se em momentos adversos pode fazer com que o indivíduo, em longo prazo, desenvolva quadros de depressão; ou mesmo doenças psicossomáticas. Pressão alta, úlcera, e gastrite são alguns sintomas que podem surgir desta forma. Além disso, crianças que são educadas a reprimir o choro têm muito mais probabilidade de desenvolverem problemas de inibição emocional no futuro. Segundo dados de um site Brasil escola, aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar: e isso não é por acaso.

A bíblia fala também sobre o choro... Quando sincero move o coração de Deus. Gn 21.17. O choro é momento de dor também e uma prévia para momentos de alegria. Sl 30.5 (O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã).
Portanto, chorem quando for necessário, quando sentirem vontade, quando perceberem que não há outra solução, pois isso faz parte de você meus queridos seres humanos.
Garanto que chorar não me torna mais fraca e sim mais forte! No entanto desejo que a maioria das vezes vocês chorem de alegria, mas se todavia for de tristeza, espero que seja por pouco tempo e a alegria invada o ser de todos vocês.

Abraços...

Anne Quadros!

Um comentário:

  1. Realmente Deus atenta para o âmago de nossa alma, é nos momentos tristes que colocamos sentimentos, emoções,em nossas orações ou desabafo a um amigo e as vezes por não aguentar o sufocamento interior, transbordamos em lágrimas, pois esvaziar -se as vezes sempre será o subterfúgio, o escape para uma vida saudável psico e espiritualmente.Mas antes consideremos sempre Deus como nosso escape, diante todas as situações.

    ResponderExcluir